- Formada na Educação integral do indivíduo;
- Ministrada pela própria família (conforme a tradição religiosa);
- Educação era mais esportiva que intelectual.
PAIDEIA
- Criação de meninos;
- Modelo ideal da educação Grega;
- Construir o homem como homem e cidadão.
Fontes inspiradoras na educação para o desenvolvimento da educação Grega.
- Textos Homéricos, Ilíadas e Odisseia.
obs: a estética e a ética andam juntas.
PERÍODO HELENÍSTICO - (Cultura cada vez mais científica);
aspectos físicos e estéticos perdem as forças.
- Exigência de conhecimentos enciclopédicos.
- Separação das disciplinas humanísticas (gramática, retórica e dialética) e científicas (aritmética, geometria, música e astronomia.
- O estudo da Filosofia intensifica no período helenístico.
PAIDEIA HELENISTICO - ORIENTAÇÃO DE VIDA - ENSINO DA FELICIDADE.
"APRENDER A VIVER DE FORMA VIRTUOSA." Transmissão de conteúdo é primordial a prática de valores.
CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA SÓCRATES
"A educação significa a formação de caráter dos indivíduos desenvolvidos através de uso ativo e crítico da razão".
FUNDAÇÃO DA ESCOLA FILOSÓFICA - PLATÃO
- REALIZAR INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS E FILOSÓFICA;
- LICEU - CENTRO DE ESTUDOS LÓGICOS, FÍSICOS E METAFÍSICOS POLÍTICOS, ETC.
- FILOSOFIA VOLTADA PARA TERRA (FÍSICA, BIOLOGIA E ZOOLOGIA);
SÓCRATES X SOFISTAS
SÓCRATES
- IRONIA Jugavam-se sábios e conhecedores da sabedoria
- MAIÊUTICA
PEDAGOGIA
- inicia-se as reflexões na Grécia
PAIDAGOGOS - Escravos que conduziam as crianças à escola.
obs: povos orientais a educação era divina e na Grécia Clássica era a razão e a autonomia.
PERÍODO PÓS- SOCRÁTICO - Correntes filosóficas
- Estoicismo - viver conforme a natureza e aconselha a indiferença;
- Epicurismo - buscava o sossego necessário para uma vida feliz (liberdade, amizade e tempo).
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